Fale Conosco (34) 3324-1228

Perfil da Cidade

Água Comprida é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Está situado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e na Microrregião de Uberaba. A distância até a capital mineira, Belo Horizonte, é de 525 km.

É constituído de uma área de 460km², possui como limites os municípios de Uberaba, Conceição das Alagoas e Miguelópolis (SP) pelo lago da Hidrelétrica Volta Grande. A sede do município encontra distanciada a 532km da capital de Belo Horizonte, a 44km da cidade pólo de Uberaba.

A topografia do município é levemente inclinada a semi-plana, possui os solos latossolos vermelhos e terra roxa estruturada de origem distrófica, altitude baixa variando de 480 a 680m, clima quente e úmido, cobertura vegetal de origem os cerrados e matas.

O município é bastante privilegiado de recursos hidrográficos, são vários córregos que constituem a bacia hidrográfica do município, citam os mais importantes: Rio Grande, Córrego Água Comprida, Ribeirão Corrente, Ribeirão Buriti, Ribeirão Córrego do Peroba, Córrego Aprazível, Córrego da Divisa, Córrego Quati, Córrego Bom Jardim, Córrego Matinha e etc.

O município não possui distritos possue 05 Setores que foram estabelecidos baseados nas características em comum para elaboração do Plano que são: Setor do Corrente/ Bom Jardim, Setor da Divisa, Setor da Cabeceira, Setor do Quati, Setor do Arraial Novo/ Bálsamo.

Segundo os primeiros resultados do Censo 2010 do IBGE, o município de Água Comprida conta 2.020 habitantes, sendo 1516 moradores da área urbana e 504 habitantes da área rural.

A distribuição Fundiária mostra que de 206 produtores, 105 são agricultores familiares, constituindo assim a maioria, mas ocupando apenas 4.195 há de terra ou seja menos de 10% da área do município, outros 101 produtores ocupam 41.833 há ou seja, mais de 90% de área total. Mas mesmo com esta distribuição desfavorável os agricultores familiares são bastante representativos na economia local.

O município possui 2 escolas centralizadas na sede do município: Escola General Osório e Escola Estadual José Acácio da Silva oferecendo 509 vagas, sendo 431 matriculados no 1º grau e 78 no Pré-Escolar.

O município é ligado a uma Rodovia Estadual de 44km, sendo 16km derivação da Rodovia MG-427 para sede do município. Possui outras estradas das municipais sem pavimentação asfáltica e outras centenas de estradas vicinais que ligam estrada municipal as propriedades rurais.

Quase a totalidade dos serviços municipais e estaduais concentra-se na área urbana como Posto de Saúde, Escolas, Prefeitura Municipal, Assistência ao Idoso (3ª idade), Assistência aos agricultores (EMATER - MG), exceções para o Conselho Comunitário da Área Rural de Água Comprida e Associação Rural da Água Comprida, que estão sediados na Área Rural.

Água Comprida, Minas Gerais

  • Gentílico: água-compridense
  • Distância até a capital: 525 km
  • População: 2.108 pessoas [IBGE 2022]
  • Área Territorial: 492,167 km² [IBGE 2022]
  • Municípios limítrofes: Uberaba e Conceição das Alagoas
  • Fundação: 12 de dezembro de 1953 (69 anos)
  • Densidade: 4,2 hab./km²
  • Clima: Tropical de Altitude